Classroom Lecture

SOBRE

O EscolaMat é um espaço de ensino e aprendizagem de matemática, que visa contribuir também para a divulgação científica na área de Educação Matemática.

O baixo desempenho dos alunos em Matemática é uma realidade em muitos países, não só no Brasil. A abordagem superficial e mecânica realizada pela escola distorce a essência da atividade matemática e afasta alunos e sociedade da Matemática.

Falta formação aos docentes para aprofundar os aspectos mais relevantes do processo de aprendizagem: aqueles que possibilitam considerar os conhecimentos anteriores dos alunos, as situações didáticas e os novos saberes a construir.

O caminho rumo à melhoria do ensino passa pelo reconhecimento do trabalho do professor de matemática como uma profissão (e não um ofício), pela prática docente reflexiva e pela formação continuada.

O EscolaMat reconhece a Educação Matemática como área de pesquisa fundamental para a transformação, necessária e urgente, da realidade do ensino de matemática.

E é neste espaço - de reflexão e pesquisa sobre e para a prática docente - que você encontrará programas pedagógicos comprometidos com o desenvolvimento de uma base sólida para a compreensão e aprofundamento do conhecimento matemático.